terça-feira, 26 de maio de 2009

Um desvio de conduta, doença ou necessidade?

Após a narração assaz brilhante e deveras contundente da Paloma, lembrei que esses episódios de violência infelizmente são cenas comuns do nosso dia a dia... E refletindo ainda mais, fui mais além e a minha memória trouxe-me a mente um vídeo que assisti sobre a corrupção e seus motivos:


http://www.youtube.com/watch?v=U5NsCkSXBkc


Ora, o que teria a ver corrupção diretamente com a historia do bandidão narrada abaixo?


Eu diria que o já referido vídeo te leva a pensar sobre os desvios de conduta, a falta de altruísmo para com o próximo, entre outras questões.


Seria a corrupção, uma doença? Até que ponto a carga genética de altruísmo que carregamos (ou não) é responsável pelos atos criminosos praticados? O quanto o ambiente influencia nesse contexto?


Escrevo e reflito sobre isso tudo sob o som do Dead Fish, música Contra Todos. Permitam-me compartilhar um trecho:


”[...]Isso é uma guerra e nós sabemos
Fomos criados no meio disso
E no fim das contas ia piorar[...]



[...]Espero que não desista!



Baby, você pode o que quiser
A vida é tua
E eu sei podia ser melhor


Somos nós contra todos
Vamos vencer!
Somos nós contra todos
Vamos vencer!

Eu sei, são muitos ladrões, banqueiros, mendigos e nóias
Viver no meio do que sobra disso aqui não é tão bom
Mesmo eles chamando de Manhattan o que sabemos ser
A Bombaim glamurosa![...]”


Um dia a corrupção terá um fim? Não sei, mas prefiro acreditar num futuro menos tenebroso do que os nossos dias.

2 comentários:

Paloma disse...

Eu acredito que a tendencia, tratando de corrupção, é piorar. A humanidade anda sem aquela bondade que já nasce com a gente. Eu li isso ontem, num livro do Allan Poe... Ele diz que nós nascemos bondosos e carinhosos, são caracteristicas natas do ser humano, que são corrompidas pela sociedade, pelas experiencias, pelos exemplos.

Acho que aquele cara que quis me assaltar não era mal, senão ele teria ido com um faca. Ele só estava corrompido...

Quer dizer, se ele não tentar me dar uma facada qualquer outro dia desses né?! Rs, sonhei com isso ontem, hehe...

Mas gosto de pensar que você pensa assim Tiago, essa idéia de achar que o mundo terá salvação, com pessoas boazinhas e gentis. Mas eu acho que o mundo ficaria meio chato. Quando a pessoa é boazinha perde a individualidade. Eu só queria que as pessoas não fizessem o que elas não gostariam que fizessem com elas.

Enfim, mas um tema sem solução, hehe...

Eder Cruz disse...

desculpa minha ausência, :P