sábado, 13 de dezembro de 2008

ID/PNL

-- Nota introdutória:

Seguindo o barco gostaria de me apresentar. Meu nome é Paloma, e eu escrevo. Claro que eu faço outras coisas, mas não sei se vale a pena dizer... Enfim, trataremos vários temas ao longo da nossa jornada pelo conhecimento, e resolvi falar hoje do ID e da PNL, que fala de idéias e dá idéias de como ter idéias.

-- ID!!

O ID é o nosso "reservatório" de energia psiquica, onde nós guardamos as pulsões. Pulsões são aqueles malditos impulsos que agente tem as vezes. Esses impulsos costumam vir do inabitável inconsciente, mas não são livres para fluir, como todos pensam. Afinal, como todo mundo sabe, no mundo existe repressão, inclusive nos nossos pensamentos. Lá no nosso mundo a repressão chama-se superego. O superego funciona como uma censura que separa o inconsciente do consciente e representa as regras pré-estabelecidas da sociedade. E o ego é a consciencia em si. Aquela consciencia certinha e filtradinha que agente pensa que tem. A figura abaixo -produzida mediocremente no paint - ilustra como funciona o mecanismo da nossa mente:



Imaginando que nossa mente seja o iceberg (é! Isso é um iceberg), a ponta dele é o EGO (consciencia), onde a água toca tem o cadeado do SUPEREGO (filtro social) e o "fundo" do iceberg tem o ID (poço de idéias). E as bolinhas são as INFORMAÇÕES armazenadas...
Humm, as vezes eu não queria ter o tal do filtro social... Dizem que as melhores idéias vem de lá, do nosso "HD" inexplorado.

-- PNL

Continuando, temos a PNL. PNL significa Programação Neuro-Linguística, e pelo que eu entendi serve para você entrar em contato com suas inteligências ou personalidades múltiplas. Serve também para "afrouxar" o filtro-social (o superego) e ter boas idéias. Existem vários exercícios para se comunicar com as tais personalidades, mas na aula eu aprendi uma técnica de relaxamento que é realmente eficaz.

"Recomendações básicas para um bom exercício de relaxamento:
- Encontre um local arejado, tranqüilo e levemente escurecido.
- Use música de fundo com efeito tranqüilizador, de preferência música barroca. Deixe um bilhete na porta, solicitando não ser interrompido por meia hora.
- Dedique de 20 a 30 minutos por dia a esses exercícios e perceberá, com clareza, os benefícios, já nas primeiras semanas de prática.
- Deite-se de costas para o solo ou sente-se com a coluna reta e braços e pernas separados, para criar uma fisiologia adequada.
- Leia o exercício de forma suave e pausada, introduzindo algumas sugestões que reforcem a autoconfiança e a capacidade de atingir os objetivos desejados.
Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal
- Deite-se de costas para o solo, com as mãos e pernas separadas, ou sente-se com a coluna reta. Inspire profunda e lentamente algumas vezes, atento ao ar que entra e que sai, enquanto relaxa mais e mais.
- Você pode sentir a sola de seus pés e comparar a sensação do pé direito com o pé esquerdo, enquanto todo o corpo vai liberando gradativamente. À medida que você ouve e escuta os sons ao seu redor, pode sentir cada parte de seus pés relaxando e sendo envolvido por uma energia criativa e refrescante.
- Você pode perceber os ossos de suas pernas e a corrente sangüínea, despertando a consciência de cada célula, com sua sabedoria e seu poder criativo.
- À medida que você percebe a respiração, todo o seu organismo vai se predispondo mais e mais a um relaxamento gostoso e profundo.
- Perceba a diferença entre as sensações da perna direita e da esquerda, dos seus joelhos, a parte superior das pernas, a sua cintura.
- E você percebe que é cada vez mais fácil relaxar. Mais uma vez volta sua atenção à sua respiração e se conscientiza dos seus órgãos internos, percebe a temperatura do seu corpo, suas sensações.
- E você pode então sentir a energia vital pulsando em seus órgãos internos, intestinos, estômago, rins, fígado, tudo funcionando harmonicamente. Pode sentir o ar e a energia vital entrarem pelos seus pulmões e encherem o seu corpo de uma vitalidade muito grande. O seu coração pulsa em sintonia com os ritmos harmônicos do Universo.
- Você pode soltar-se ainda mais enquanto mergulha profundamente num estado de paz e tranqüilidade. E percebe a diferença das sensações entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, entre os seus dedos.
- Uma onda de luz colorida chega a você, envolvendo-o numa energia que purifica e refresca. E você pode sentir o seu peito, as suas costas e os seus ombros. É como se a música penetrasse em seu corpo e fosse soltando cada tensão escondida, cada músculo, cada vértebra de sua coluna...
- Aos poucos os seus maxilares se soltam e você sente o seu rosto, o nariz, as orelhas, os olhos, os cabelos, a parte interna da sua cabeça. E mais uma vez respira suavemente e sente-se parte da energia que criou o Universo.
- Você pode se perguntar como se sente nas diversas áreas da sua vida e perceber que as suas palavras e atitudes causam desconforto ou insatisfação em si e nos outros. Há sempre opções de comportamentos que poderiam lhe trazer melhores resultados e mais satisfação no relacionamento consigo e com os outros. Procure encontrá-las...
- Em seguida, imagine-se sentindo-se parte do Universo, ligado a todo o maravilhoso mistério da vida. Todas as células de cada parte do seu corpo tornam-se receptivas à luz... (leia sempre suave e pausadamente).- Você pode sentir então que novas possibilidades se abrem. Cada vez que você pratica este exercício, atinge níveis profundos e benéficos...
- Vá conectando-se com a sabedoria que nutre o seu corpo. Visualize uma cachoeira de luz descendo sobre você de uma maneira completamente revitalizadora. É como se toda a luz do Sol envolvesse o seu corpo de uma maneira carinhosa, e então, à medida que você relaxa mais e mais, encontra um equilíbrio muito profundo que lhe faz sentir que vale a pena viver, que a vida é plena de possibilidades...
- Então, todos os recursos do Universo tornam-se disponíveis para você, permitindo-lhe sentir esta realidade sem limites. Este poder liga você a um poder maior, onde reside toda a sabedoria, todo o conhecimento, toda a luz...
- Agora, vamos começar, lentamente, a retornar. Você pode respirar fundo algumas vezes (pausa longa). Mover suas mãos e seus pés (aguarde acontecer isto). Mover os braços e as pernas... A cabeça (aumente o volume da voz). Espreguiçar-se fazendo algum som... E retornar, no seu próprio ritmo, ao seu dia-a-dia perfeitamente disposto e alegre..."

Extraído do livro "Sinto, logo Existo", de Deroni Sabbi, pela Sabbi Institute Desenvolvimento Humano.
link.: http://www.portalcmc.com.br/pnl11.htm
--
Segue o link para baixar o audio desse exercício, pra quem quiser experimentar...
PNL

A faixa 4 do arquivo é um exercício aprofundado, tem uns 15 min e ensina a integração dos hemisférios do cérebro. Já a faixa 5 é um exercício de aprendizagem acelerada.

Enjoy it!

--Créditos ao meu fessô de criatividade Sebastião. Não teria descoberto essas coisas sem ele... Créditos ao Wikipédia também! O mais novo "pai-dos-burros" da internet.

Um comentário:

Javier B. Martínez disse...

Olá, duas observações: ego é diretamente inconsciência. PNL é um exercício muito bom.

Saudações de Espanha