quinta-feira, 4 de junho de 2009

Deus está morto!

Olá, primeiramente quero me desculpa pela minha ausência semana passada. É porque a faculdade ta foda, to sem tempo nenhum, inclusive esse post vai ser bem compacto.
Eu tinha imaginado falar sobre corrupção, que foi um tema levantado semana passada, mas não pude, então vou falar atrasadamente mesmo. Eu não pude deixar perceber os comentários sobre corrupção e niilismo, mas o que realmente são essas coisas? Para Nietzsche o niilismo é uma doença da humanidade ocasionada pela morte de Deus.


Para o filosofo alemão, nós criamos Deus para explicar o desconhecido, inventamos os mitos e as superstições. Depois, com o advento da razão nós "matamos" Deus, e isso ocasiona uma drástica rupturas nos valores morais. Quando Deus "morre" o homem perde a noção dentre outras coisas do certo e do errado; do bem e do mal. Isso é niilismo. Não podemos negar que Deus já não é tão importante nas nossas vidas como era nas antigas civilizações. Se hoje você fica doente, você não precisa mais matar um galo, bastar ir ao médico. Salve algumas situações, podemos dizer que Deus está se distanciando de nós cada vez mais. Mas então sem Deus para nos punir, ou para guardar nosso lugar no céu, porque agiríamos corretamente? e qual seria o modo correto já que não temos mais uma bússola? Como e porque não ser corrupto?
Como está virando um costumo, termino o post deixando perguntas.



Ps. Texto corrido, escrito em dez minutos... E sem revisão

Nenhum comentário: