http://www.youtube.com/watch?v=JdGVoAG9y9U
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2009/desabamentonarenascer/
Esse texto tem por intuito discorrer sobre as religiões que enriquecem com o dinheiro dos fieis. Devo me limitar aqui a falar somente do setor financeiro da questão, sendo todas as questões ideológicas serão mantidas de lado( pelo menos por enquanto). O alvo da artilharia será basicamente a as chamadas neopetencostais IURD e a renascer em Cristo, quero deixar bem claro aqui, que não falo dos crentes em si, falo daqueles que usam o nome de Deus para encherem seus bolsos.
Uma coisa que sempre me intrigou, são as pessoas de certo modo até esclarecidas, talvez por preguiça de interpretar a biblia, acabam engolindo o que esses pastores lhe dizem como verdade. Mas o mais estarrecedor são as provas tão nítidas que me pergunto o que leva essas pessoas a essa ,digamos, cegueira. É fato que essas pessoas são guiadas totalmente pela emoção. Sentimentos esses que podemos destacar principalmente o medo e a esperança(talvez Nietzsche e os gregos pré-platonicos tivessem certo). Medo e esperança. Medo de ir pro inferno, alguém que já ouviu algum pastor pregar em algum lugar sabe como é isso. Não vou falar aqui do discurso do pastor. Como já dizia o Humberto Gessinger "Se é o medo que te move, não se mexa: fique onde está".
Isso prova o quanto somos animais, não tão racionais quanto pensamos, como agimos por instinto , por medo, ou por qualquer coisa ilogica. Como alguém em sã consciência pode assistir a esse vídeo linkado ai acima e não se questionar? Como alguém pode também depois de tantos escândalos envolvendo os Hernandes ainda continuam renascentes em Cristo? Realmente o povo não está acostumado a pensar, mesmo quando pensam, o seu medo e esperança superam a racionalidade metafisica e empírica. Outro ponto a se destacar são os pseudo-videntes, que se cobrem pela ideia do esoterismo, mas tratarei disso mais adiante, agora quero falar sobre algo de extrema importância. Como essas empresas, digo, igrejas estão conseguindo cada dia mais poder e se expandindo e até exportando.
http://www.youtube.com/watch?v=vSHHOd1p3G8
Esse vídeo mostra como estamos importando ladrões, digo, pastores , praseuropa.
É uma característica fortíssima nas neopetencostais o investimento pesado em meios de comunicação, isso sem falar na politica( claro, a renascer que desabou porque escapou da cpi dos prédios graças a grande bancada evangélica na câmara e no senado, e o resultado já sabemos.) A IURD possui hoje a terceira maior emissora de televisão do país(Rede Record). Até aí tudo bem, não há nada de mais em um empresário milionário como o Edir Macedo investir em um ramo altamente lucrativo que é o dos meios de comunicação, mas como sabemos, a informação é tudo. ainda mais na época em que vivemos. Todos sabemos que a televisão, determina os gostos, dita moda e até escolhe presidente. Uma pessoa da Universal já me falou que eles pedem que só assistam a record. Que está cada vez mais investindo em jornalismo, programas realmente bons. Mas é ai que reside o problema. Paralelamente ao crescimento do jornalismo e com o crescimento da credibilidade, a rede record quase que por meios subliminares começa a sua catequização. Então eu sou um telespectador assistindo um jornal da record que fala que eu devo pagar o dizimo senão irei pro inferno. Ora, esse jornal tem credibilidade, logo devo acreditar nele e irei procurar a igreja mais próxima. Creio que é assim que funciona, e creio também que está dando certo porque apesar das tantas vezes que a bosta foi jogada no ventilador ainda sim a iurd não para de adquirir mais fieis.
Tenho que destacar também o papel do herói na história, como o próprio edir macedo diz, o povo precisa de herói, ele precisa ver o pastor brigando com o demónio. Não importa se os Hernandes tem uma casa em Hollywood e foram barrados no aeroporto com dólares não declarados. O que importa é que agora eu tenho um herói pra me proteger dos demónios e me livrar do inferno(medo) e que eu possa acreditar que pagando a igreja minha vida vai melhorar( esperança).
Conheço pessoas que não possuem nada, e o nada que possuem ainda é compartilhado com essas instituições, enquanto os pastores tomam banho de champanhe e bebem agua francesa, e isso com certeza causa indignação. Esse foi o motivo para escrever esse texto , mas não poderia deixar de destacar também os autónomos. Não só de mega corporações vive o mercado da fé. Aqueles que se dizem mediuns e vivem de enganar as pessoas. Mas isso é assunto pra outro texto. Por hoje é só
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Deus está morto
Na verdade, eu tenho duvidas se algum dia ele chegou a viver. Eu tive uma criação religiosa, mas cheguei num ponto da minha razão que fica dificil acreditar em coisas sobrenaturais. Ai eu me pergunto: qual a prova que eu tenho que Deus existe!? Na verdade, nenhuma. É essencialmente uma questão de fé, e ela já me largou tem um tempo. Acho que esse ser divino foi criado como um bode espiatório pro ser humano, alguém em quem por a culpa. Eu não gosto de achar que eu sou tão fraca a ponto de não assumir os meus erros, e pedir perdão a um ser invisível, e de fazer bondade pra ganhar recompensas. Acho essa questão dos dízimos séria e triste. Justamente nesses casos que a gente nota o quanto é fraco e manipulável, e o quando a gente só pensa em si. Afinal de contas, o dízimo é uma passagem pro céu, rs. Mas, é claro, que se Deus existe e cobra tributo, eu vou queimar no inferno pelas heresias, hehe. Quando eu tinha 14 anos eu li uma frase do Carl Sagan que eu nunca esqueço quando se trata desse tema: alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias.
Parabéns pelo texto, me fez pensar...
Fé religiosa é algo. Alienação e subversão de valores, é totalmente inaceitavel. Utilizar a fé milhares de pessoas como forma de auto-projeção eu diria que é uma coisa que chega a ser antiética. Eu estou fudido (desculpem a escatologia), sem grana e esperanças. Porque nao ouvir aquele cara na TV que me diz que eu posso? E de fato, alguns ao ouvir essas coisas passam a poder. Mas ai, voce fica preso a dogmas religiosos. Voce tem que pagar pra Deus te abençoar! E assim a estupidez se propaga...
Cara muito bom o texto!
Postar um comentário