quinta-feira, 21 de maio de 2009

É possivel solidão?

Pra começar, vou logo adiantando que muito infelizmente não li essa reportagem e vou falar somente sobre o post de Tiago , logo não considerem como uma critica.

-----------------------X------------------------------X---------------------

“Graças às novas tecnologias, ninguém precisa mais ficar sozinho - o problema é conseguir ficar sozinho. Saiba como chegamos a overdose de comunicação e porque é preciso aprender a ser só”.

---------------------X-------------------------------X----------------------

Solidão. Para muitas pessoas a estar solidão é a mesma coisa de estar só. Eu não vejo isso dessa forma. Solidão e "estar só" são coisas bem dierentes, ao passo de que podemos pereitamente estarmos em solidão e não estarmos só, assim como a reciproca também é verdadeira. Esse é um assunto muito vasto, e muito dificil aborda-lo sem se aprofundar nos conceitos que o cercam. Porém ainda assim tentarei esclarece-lo da melhor e menor maneira possivél. E como não estou em solitário vou invocar as palavras de uma das poucas filósofas, Hannah Arendt: "Solidão não é estar só. Quem está desacompanhado está só, enquanto a solidão se manifesta mais nitidamente na companhia de outras pessoas."

Nessse exato momento em que escrevo eu me encontro só, porém não em solidão, como também podemos estar em uma mutidão e nos sentirmos solitários(aposto que isso já aconteceu com você). Em outras palavras "estar só" é quando não temos uma presença fisica de uma pessoa conosco. Solidão é quando se está isolado dos outros e de você mesmo. É aí que mora o problema. é possivel se isolar de si mesmo? Para os gregos, pensar é conversar consigo mesmo(dialética), logo poderiamos mudar o titulo do post para: "É possivel parar de pensar?" Essa é uma questão que ja não me atrevo a tentar responder, poranto para os heróis fica esse problema.

"Solidão impossivel". O titulo da matéria da super pode estar certo mas não relacionado com o que se transcorre

Ps: post enxuto por falta de tempo

3 comentários:

T.Cruz disse...

À Cristian:

A solidão, em ocasiões nos conduz à, através de nossos pensamentos um caminho novo.

Sim, as vezes estar só é benéfico. Deixar de pensar, o outro questionamento do post é algo dificilimo, diria até que se trata do nirvana, a ausência absoluta.

Aliás por falar em ausência, nossos escritos andam muito niilistas. Não tenho opinião formada sobre isso, só quis comentar... é só olhar o nome: mentiras, dúvidas, pessimismo, solidão, o meu post não tem nome... respectivamente o oposto de verdade, certezas, otimismo, e comunhão(não achei um antonimo adequado).

T.

Paloma disse...

Quanto aos temas, eu concordo com o Tiago... Vamos tentar escrever sobre coisas mais concretas, esse negócio de pensar demais pra comentar tá me dando dor nos nervos, hehe!!

P. (gostei disso T., rsrs)

Maycon Luzan disse...

e ai meu querido!

Escrevo sobre muitas coisas, escrevo sobre mim, e outras sobre coisas que penso toda vez que estou no metrô! Mas respondendo francamente escrevo sobre experiências que tiva sempre fantasiando algumas circunstâncias e locais, por isso nem sempre me dou bem! mas valeu por acompanhar meus contos e continue me visitando, muito bacana a ideia do seu Blog!